domingo, 27 de dezembro de 2009

Você pode até sair da Bahia, mas a Bahia não sai de você!

Axé!

     Eu perdi meu relógio e acho que com ele se foi minha noção de tempo. Um mês! Nem eu acreditei quando olhei pro calendário e vi December 27, 2009. Um mês que não apareço aqui nem para dizer um Oi. Peço perdão por isso. E olhe que nesse mês que passou muita coisa aconteceu... Acho que o tempo aqui passa mais rápido: dias se tornam semanas, semanas se tornam meses, meses se tornam anos. Mas quem é vivo sempre aparece, não é isso que diz o ditado? Pois bem, aqui estou eu para contar um pouco mais da baianidade que se instalou na América do Norte. Porque você pode até sair da Bahia, mas a Bahia não sai de você. Não sei a origem exata dessa frase, entretanto eu posso me considerar como exemplo. Mas isso é assunto para mais tarde.
    Já sabem as regras do jogo, não? Não prometo ordem cronológica nos fatos, e só escrevo o que minha mente permite lembrar e minhas mãos decidem escrever. E antes de começar, gostaria de desejar um (atrasado) Feliz Natal a todos! Feliz ano novo vou desejar no final do post, já que esse ainda não terminou. Então, como está descrito acima, vamos narrar “toda baianidade que exite em experiências ao norte do continete”.

Muito tempo atrás, numa terra distante...

     No último post eu prometi algumas fotos, essa virão ao final. Vamos começar com o último Regional Day do ano, que aconteceu “ à quatro domingos atrás. Creio que já descevri o quão impressionante são os Regional Days, assim o que é o evento em si (se estiver boiando, volte alguns posts). Mas antes eu descrevia o show com uma perspectiva de platéia, mas agora falo com “os olhos do palco”. Foi realmente explêndido participar, mesmo que eu tenha exagerado um pouco na dose (cinco perfomaces), mas eu precisava me exceder um pouco para compenssar os outros shows, em que não participei de nada, e agora vejo o quão burro fui. Mas sempre fica a lição, não é verdade? E no mais, o resultado foi positivo.
     A semana seguinte ao Regional Day foi praticmante a última semana de aulas antes do Winter Break, o que é equivalente ás férias de Julho ai no Brasil. Digo “praticamente” porque na semana seguinte viriamos a ter Block Week, uma semana em que cada bloco tem 2 horas e meia de duração e os professores geralmente usam para algo especial, como aula em laborátorio, testes ou para passar filmes. Se você está se perguntando “que porra é bloco?”, não se preocupe, vou esclarecer. As aulas aqui são organizadas em “blocos” e “dias”. O blocos vão de A à H e o dias de 1 até 7. Em cada dia temos 4 diferentes blocos. Como só temos cinco dias de aula durante a semana, temos que lembrar o dia. Por exemplo, numa segunda que for dia 1 eu tenho bloco A, B, C e D. Mas numa outra segunda feira pode ser dia 4, aí eu tenho bloco G, F, A e B. Num posto remoto eu publiquei minha Agenda, se não entedeu, só voltar um pouco. Enfim, no Block Week cada dia nos temos só dois blocos, um das 8 às 10:30 e outro de 13:00 às 15:30. Essa semana é bastante estressante para os segundos anos, porque eles geralmente tem testes em todos os blocos. Para mim foi bastante tranquilo, já que não tive teste nenhum. Em Física e Química tive Lab; em Inglês tive debate; em Mate tive um desafio que temos que entregar quando voltarmos, o qual eu não entendi porra nenhuma (desculpem o “porra” pela segunda vez), mas ainda tenho tempo para estudar o tal; em História tive um filme super chato (não vou negar que dormi); em Teoria do Conhecimento tive filme, dessa vez eu fiquei acordado; em Self-taught tive uma simulação do exame do IB, e tivemos que escrever um ensaio em uma hora e meia sobre um trecho que recebiamos, tanto o ensaio como o trecho foram em português.
    Além disso, no último mês eu me tornei bastante próximo de algumas pessoas aqui no Pearson. E percebi isso no dia em que estavos saindo do campus para o Winter Break. Eu não gosto de despedidas (acho que ninguém gosta). Eu não dormi no dia em que estavamos saindo. Eu terminei de fazer minhas malas quase meia-noite, e o primeiro onibus iria sair às 3:30. Lee Qi (Cingapura) então perguntou, para quê dormir? Vamos assistir filmes! E assim assistimos Aladim, Procurando Nemo e Era do gelo. Pausampos os filmes às 3:30, 5:30 e 7:00, horário em que os ônibus partiam. A cada partida ia um pedaço de mim com eles... O meu onibûs saia as 9:30, e era o último, depois só iria sair às 10:00 uma van com uns 10 alunos. Sinto falta de faz meleira na cozinha com Rita, fazendo piadas dos outros em português e nínguem entender, só eu e ela; sinto falta das sextas à noite quando minha casa tinha “sessões de cinema” no Dayroom; de fazer piadas sobre países com Denyse e Radu; de pertubar Pete; do meu quarto e meus roommates; de jogar Jengo com Demi, Kenta, Pete, Denyse e um monte mais de gente no Dayroom; dos latinos...Mas não pensem que estou triste, até porque minha host family é o máximo! E tudo isso faz parte da experiência.
      Estava eu escrevendo aqui quando recebi a mensagem do Facebook: “Kenta marcou você em uma foto”. Quando abri vi que foi quando fomos patinar. Isso mesmo, você não leu errado. Patinar. Agora imagine eu, que so via gelo quando abria a geladeira, patinando? Mas foi muito massa! Resultado: 15 quedas e hematomas por todo o corpo, mas super feliz! (foto ao fim do tópico)
     Enfim, duas sextas atrás eu desembarquei na casa dos Bruces. Eles são o máximo! Minha Host Mom se chama Julie, meu Host Dad Normam. Tenho um host brother, Alan, e uma host sister, Claire, com 16 e 15 anos respectivamente. Claire tem parasilia cerebral e anda e fala com dificuldade. Mas eu acho que não poderia estar numa família melhor. Me sinto em casa aqui. Eles trabalham com excursões e têm o escritório aqui mesmo na casa. E o melhor: eles adoram conversar, adoram passear, e são super legais! Antes eu não morava no Canadá, eu morava no Pearson College. Mas agora eu posso dizer que moro no Candá! Eles nos levam para conhecer tudo em Victoria, e nos contam a história de todos os lugares, mesmo que ele seja britânico e ela de Ontario. Tenho um pearsonite (como chamamos os estudantes do Pearson) comigo: Mattia, da Itália. Ele é gente boa, mas estuda demais.
   Na noite de Natal tivemos um jantar aqui com alguns amigos da família. Depois fomos assistir 2012 (um filme super Natal). Durante o jantar eu conectei o skype e vi a festa de Natal da minha família no Brasil. Foi super legal puder falar com todo mundo. Por falar em filme, alguns dias atrás eu fui num IMAX, um tipo especial de cinema. O único adjetivo com que posso “descrever” a experiência é “indescritível”. A tela é dez vezes maior que uma tela de cinema normal! Durante o filme (que foi horrível por sinal, mas nem liguei) parece que você está dentro da tela. É incrível! Eu quase babava quando Mattia me disse “fecha a boca!”. E aliás, esse últimos dias eu assisti bastante filmes. A internet aqui é um sonho, baixa a uma média de 2 MB por segundo. Eu estou fazendo uma coleção no meu pc. Já temho todas as temporadas de Prision Break e pretendo baixar Lost e Heroes. O problema vai ser achar tempo para assistir... E como se já não fosse o bastante, minha Host Family me deu de presente a primeira temporada de Jericho, outra série super massa! Ontem fui dormir as 3 da matina assistindo.
      Outro fato interessante foi o “boxing day”, uma liquidação que acontece no dia depois do natal. Eu fui fazer umas comprinhas, não podia perder o preço baixo! Mas eu acho que toda a cidade pensou a mesma coisa. Tinha FILA para entrar nas lojas! Nos corredores dos shoppings centers você não podia parar, senão era levado pela “maré de gente”. Se tivesse ouvindo Ivete eu ia me sentir no carnaval com ar-condicionado.
Antes de terminar eu gostaria de explicar porque sou um exemplo de que “você pode sair da Bahia, mas a Bahia não sai de você”. Como vocês imaginam que foi o dia de Natal aqui? Branquinho de neve, não? NÃO! Parece que eu trouxe o Sol comigo, mas o calor ficou. Um dos poucos Natais em que não neva aqui. O maior Sol, e um frio da porra. Se é para sentir frio eu prefiro ver neve! Vou ter que esperar mias um ano...

     Enfim, acho que por hoje é só. Não vou prometer voltar, porque da última vez que o fiz voltei depois de um mês. E, se eu não postar esse ano mais, FELIZ ANO NOVO! E até um dia...




3 comentários:

  1. Oi

    eu estou "falando" com vc no chat da UWC , ( eu sei que to incomodando) faz um tempo que não venho aqui. Bem, eu compartilho da sua decepção em relação a neve, como é que não neva?Só uma resposta: Zica.

    Bjos, te vejo na próxima

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Vicente

    Happy New Year:D!!!
    É verdadee, natal sem neve não é natal, kkkkk ( quem me ve falar assim pensa que eu já vivi um natal com neve na Bahia!) Mas quem já assistiu Esqueceram de mim sabe... Abraçoes tah :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Vicente, por favor, vc pode me passar seu e-mail?
    É urgente! Sou aluno do cpm,Matheus filippo,preciso entra em contato com vc o mais depressa possível meu e-mail é mfbs007@homail.com

    ResponderExcluir