sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Happy Eid!

Axé!

    Desculpem, mais uma vez, por ficar tanto tempo sem escrever aqui. Essas últimas semanas foram tão itensas que parece que vivi um mês em cada semana. As vezes não acredito que estou aqui a três meses! Antes de começar, gostaria de explicar o título.

    Hoje Muhammed, meu companheiro de quarto, acordou e se arrumou todo elegante! Não entendi direito. Durante o Cookie Break (uma espécie de intervalo) eu vi todos os mulçumanos “vestidos a caratér” e abraçando os outros. Foi quando Muhammed me contou sobre o “EId Al-Adha”, uma das mais importantes datas do calendário islâmico. A data lembra a ocasião em que o Profeta Ibrahim (o Abrahão dos cristãos) teria cumprido a ordem de sacrificar seu filho Ismael (que a tradição judaica afirma ter sido Isaac), demonstrando imensa fé e sendo por Deus, que segundo a tradição, impendiu o sacrifício no último momento. Então, Ibrahim matou as cabras que tinha para demonstrar sua fé. Hoje, os muçulmanos rezam pela manha e todas as famílias matam uma cabra e distribuem a carne entre as pessoas que não tem o que comer (muito mais simbólico que a “nossa páscoa consumista” em que o significado foi deixado de lado “por chocolate”). Mesmo não sendo islâmico é inevitável que eu compartilhe esse momento com eles. Aqui é um mar de cultura! Preconceitos do tipo “muçulmano é sinônimo de terrorista” se tornaram tão absurdos que as vezes eu esqueço que eles existem. Porém, quero deixar bem claro que esse é MEU ponto de vista sobre a experiência que estou vivendo. Nem todos tem o mesmo conceito e, inclusive aqui, se encontram pessoas com mentes totalmente fechadas para outras culturas. As vezes eu me pergunto “Que porra que eles estão fazendo aqui?”. Enfim, Happy Eid!
     Não pretendo estebelecer nenhuma espécie de ordem cronológica nesse post. Além de não me lembrar da ordem dos fatos, esta o maior barulho aqui onde estou. Esta acontecendo uma prática do ato final do Asia/Pacfic Regional Day. Por falar nisso, esse é um dos motivos pelo qual eu estive sem tempo para escrever aqui. Nos dois últimos Regional Days (volto alguns posts para se lembrar do que se trata) eu não participei de nenhuma apresentação. No primeiro eu realmente não sabia que podia, e nos segundo estava sem tempo. Mas nesse eu pensei, eu nunca terei tempo suficiente para fazer tudo que quero. E ano que vem eu estarei ainda mais ocupado com assuntos academicos. Então, porque não aproveitar ao máximo esse ano em que tenho mais “tempo”. Foi pensando nisso que eu me inscrevi em SETE perfomaces. Realmente, foi demais! Eu só não levei adiante porque tinha prática de duas danças no mesmo tempo. Terminei fazendo “somente” cinco. Essa semana eu estou praticamente vivendo no Max Bell, onde acontecem as práticas. Mas eu realmente não me arrependo. Aprendi tanto sobre a cultura dos países do Sul da Ásia e do Pacífico. Me tornei mais próximo de muitas pessoas que antes eu “nem falava direito” e ainda mais próximo da pessoas que já tinha alguma amizade. Enfim, está sendo muito bom. Disse “está sendo” porque o show vai ser amanhã pela noite. Vou tirar bastante fotos! Prometo que posto aqui. Enfim, estou em duas danças japonesas, uma a qual tenho prática em sete minutos, uma de Taiwan, uma da Korea e uma da Tailândia. Essa semana eu dormi pouco mais de 5 horas por dias, mas valeu cada minuto.
     Semana passada eu tive Advisor Dinner, um jantar com meu grupo de “orientação”. Não sei se minha tradução está propriamente correta. Todo estudante aqui tem um “orientador”, para assunto acadêmicos, pessoais, espirituais ou qualquer outro tipo de assunto que em que você precise de um conselho. Todos os orientados são professores aqui do Pearson e cada professor tem pelo menos oito orientandos. O meu orientador é Seb, o professor de História, o qual eu passei a admirar de uns tempos pra cá. Não que eu não gostasse dele no início do ano, mas eu não entendia absolutamente NADA nas aulas. Mas meu Inglês melhorou surpreendetemente. Entendo a aula de História, assim como todas as outras, perfeitamente. Muitas palavras eu ainda não entendo, mas consigo captar o sentido. E quando realmente não tem jeito, eu pergunto. Enfim, o jantar foi absolutamente fantástico! Valeu a pena perder duas práticas para ir, o que me custou alguns pedidos de desculpa, mas nada demais. Tivemos salada Italiana (finalmente comi um queijo de verdade aqui!), jantar Alemão e sobremesa Alemã e Canadense. O cachorrro dele é simplismente fantástico! Super amigável, ele relamente “se joga” pra você. Depois do jantar brincamos de um jogo muito legal, que exigiu muito do meu Inglês (tanto pela próproa sistemática do jogo e até pelo fato de todos as outras pessoas serem English Speakers). Mas eu dei muita risada e me dirverti muito! Cheguei as 18:00 e saí as 23:00.
     Enfim, vamos a parte acadêmica. Dutrante esse tempo tive teste de Física, o qual não sei ainda o resultado, mas não espero grande coisa pois não tive tempo suficiente para estudar; também tive Math Assignment, não sei a tradução, mas é uma espécie de questionário em que você tem que apresentar as soluções e entregar para avaliação. Fui bem, 46 de 48; também tive ensaio de História, o qual obtive 7 (uma nota considerada muito boa, tendo em consideração que a média da sala foi 5) e uma introdução não pontuada, mas a qual a minha ficou entre as melhores. Modéstia a parte, eu sei escrever bem (quando estou com vontande). Devo da crédito aos ótimos professores de Redação que tive e, principalmente, ao Ciência, Arte e Magia, onde aprendi a escrever muito bem; também tive teste de Química, o qual obtive 26 de 29 e de Inglês, que fiquei com 54 de 70. Essa semana tenho que me dedicar a Sel-Taught Portuguese, porque os exames já são em Abril e eu preciso escolher os trechos de mues livros para o exame oral!
     Antes de terminar, gostaria de deixar registrado dois fatos que me deixaram bastante decepcionados aqui, não em relação ao colégio, mas em relação as pessoas. Durante a aula de Inglês alguns alunos fizeram uma apresentação sobre Aborto e depois tivemos uma discussão. Todos os pró e contras eram “entendíveis”, tanto em relação a religião, ou cultura ou qualquer outro fator. Mas uma pessoa disse algo que, para minha felicidade, supreendou não só a mim, mas sim a todos. Essa tal pessoa (mesmo que vocês não conheçam, não vou citar o nome por questão de ética) disse que se soubesse que tinha um filho com algum problema mental ou deficiência, ela iria abortar simplismente porque fazendo isso estava contribuindo para a melhor qualidade de vida da população, que se tornaria com o passar dos anos mais inteligente e “desenvolvida”(quem estudou Darwin sabe o motivo das aspas). Isso, definitavemente, foi o maior abusurdo que já ouvi. Ainda bem que não foi só eu que pensei em chamá-la de Hitler. Eu realmente não pensava que existia esse tipo de pessoa aqui, mas existe. O segundo fato de trata ao fato de como algumas pessoas são estupidamente estupidas, perdooe-me a redundância. Hoje presenciei uma “briga” pelo espaço para ensair no Max Bell. Um tal demente siplismente decidiu que uma dança não podia ficar uma hora ensaiando no palco e, sem comunicar a ninguem, começou a usá-lo no horário programado para outras pessoas, e ainda reclamou quando essas tal pessoas pediram o palco. Ele começou a gritar, dizer que estava certo, intimidar os outros. Felizmente, as outras pessoas eram bastante coerentes e tudo se resolveu. Vale ressaltar que esse mesmo demente disse que não queria usar microfone na apresentação simplismente “porque não gosta”, sendo que todos vão usar. Outro fato, que já foi até citado no blog da Duda, é que o problema de colocar muito gente inteligente num lugar só é que as vezes algumas pessoas se acham intelegente demais e necessitam demostar a todo momento que sabem mais que os outros. E isso acontece especialmente na aula de Física. Acreditem, é uma cena deprimente.

     Nossa! Escrevi muito... Mas não contei tudo que queria. Tirei umas fotos do meu quarto, do campus, enfim, do ambiente em que vivo. Prometo que vou postar no Domingo, junto com os relatos do Regional Day e as fotos da House Meeting, onde tivemos que nos vestir como algum aluno do sexo oposto, e que foi muito divertido.
Abraços a todos!




Ahaaaa! Pensou que eu esqueci né? Mas fiz só de pirraça. Sábado passado, dia 21, foi o aniversário de Jura, um grande amigo meu. Não pude fazer uma postagem nesse dia porque passei todo o dia em Victoria. Mas, como prometido, está aqui a homenagem. Tudo de bom Jura! Abração!

2 comentários:

  1. -.-' vou esperar a homenagem se lembrar o dia do meu =D

    conheço um ''hitlerzinho'' com a mesma opinião aqui - não vou citar nomes.
    vai rolar confusão sempre...é a lei da vida. um conselho: mesmo que quira dar a voadora, não dê! isso só funciona na Bahia! se quiser se livrar de alguém use a tecnica das havaianas - coloque nas coisas dele e comunique o roubo - muito mais facil!
    Sobre o “EId Al-Adha”, deve ser demais. Acho que além do estudo eu queria conhecer o pessoal e a cultura...

    Ta chegando o ENEM! vou fazer o que ''falhou'' hoje. Espero que eu consiga um ruim/regular pra tomar vergonha na cara e estudar ano que vem!

    Abraços rapa! bom divertimento/boa sorte aqui estamos de férias e sabado to na casa nova.

    ResponderExcluir
  2. Dica sobre ponto de interrogação. Você pode utilizar o "Alt Gr" + w que sairá uma interogação. Pelo menos funciona no meu laptop.

    Continue aproveitando os seus anos como UWCer.

    Abraços,

    Rodrigo LPC 01

    ResponderExcluir