quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Almost a book!

Axé!

     Nossa, a quase um mês que não escrevo aqui. Desculpem-me pela minha displiscência. Na última semana    foi realmente falta de tempo, pois estava no project week. Mas essa semana foi preguiça mesmo. Aproveitei o ‘tempo livre’ para dedicar-me um pouco ao ócio: ouvir um pouco de música, ver vídeos de comédia no youtube, passar algumas horas sem fazer nada. Mas meu ‘tempo livre’ não durou mais que cinco dias e aqui estou de volta. Não pretendo estabelecer uma ordem cronológica nos fatos que irei contar, até porque o intiuto é apenas compartilhar, lembrar, reviver, não sendo datas tão importantes assim. Tenho muito o que dizer, e provavelmente essa post será longo. Então, vamos aos fatos.

Capítulo I – Semana Pré Project Week.

     Se minha memória não me falha, minha semana pré project week foi super intensa! Tive testes de Inglês, de Física e de Matemática, além de um Plano de Ensaio de História, que por sinal eu acabei não entregando. Esses testes não contam na nota final do IB, mas servem de base para as Universidades, já que aqui o processo seletivo não é tão impessoal como no Brasil. Para entrar na Universidade, além de testes, você tem que apresentar uma ‘candidatura’. Ou seja, se não tiver boas notas ‘internas’, não será um ‘bom candidato’. Mas isso é assunto para o ano que vem. Então, vamos ao que interessa: os resultados! Em Inglês eu fui muito bem, 40 de 42. Meu Inglês está ‘improving’. Em Matématica eu estudei bastante e tive 38 de 46. Nunca fiquei tão feliz com um oito em minha vida! Estou fazendo Matemática Avançada, e no início pensei em desistir e ir para Média, porque tinha tomado 28 de 44 no primeiro teste. Realmente, o ritmo é muito puchado, mas é algo que me fascina. Agora estou pensando em me dedicar mais e, quem sabe, próximo ano fazer Math Further (um nível acima da avançada). Vamos esperar o resultado do próximo teste. E, além deo mais, eu tenho que honrar a América Latina, pois agora sou o único Latino em Math Higher, já que Kelly, do Peru, mudou para Stander. Em Física eu não fui muito bem, 18 de 31. Apesar de eu ter estudado muito, eu estava em Physics Stander, e mudei para Higher uma semana antes do teste. Mas, como diz o ditado, ‘explica mas não justifica’. Semana que vem terei outro teste de Física e irei me dedicar mais.
     Além da parte acadêmica, a semana que precedeu o project week foi bem ‘sociável’. Eu visitei bastante gente e assisti Moulin Rouge duas vezes! Foi o primeiro filme que assisti em Inglês (com legendas em Mandarim, o que não fez grande diferença). Na segunda vez em que assisti, quase provacamos um incêndia no Dayroom de minha casa! Estamos do lado da lareira, que inicialmente estava desligada. Ela ligou automaticamente, e com fogo bem alto, e após alguns minutos um cheiro de queimado tomou conta da sala. A príncipio, todos pensaram que era a madeira queimando na lareira, mas depois que começou a sair fumaça da poltrona do pé (aquela em que todos põem o pé) fui um ‘fusuê’! Mas nada de grave aconteceu, apenas a poltrona ganhou umas listras pretas. O que era mais interessante: erámos cinco vendo o filme, sendo que quatro eram firefighters (bombeiros). Além de filmes e visitas teve também a apresentação dos IPs (Idependent Project) em Theatre. São peças de Teatro produzidas pelos alunos que fazem a matéria. Foi bastante interessante! Mas enfim, isso foi tudo que minha memória me permitiu lembar. Vamos ao segundo capítulo. Essa é uma ótima hora para tomar uma água, se espreuiguiçar um pouco, já que o próximo capítulo será um pouco longo. Mas, se você está pronto, vamos lá! Ou como eu custumo ouvir aqui `Are you ready?`

Capítulo II – Project Week

     Fiz um intervalo de uma hora para assistir o primeiro filme de uma série de seis sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas isso é assunto para o próximo capítulo, esse trata de meu project week. Creio que já expliquei do que se trata o project week, mas só para relembrar, é um projeto em que TODOS os estudantes ficam uma semana fora do campus envolvidos em alguma atividade, a qual pode ser de ação, serviço ou criatividade. Temos uma infinidade de escolhas! A minha foi ‘Soup Kitchen in Victoria’, voluntariado numa instituição para moradores de rua (eu também pensava que isso não existia no Canadá). Durante essa semana nós ficamos em uma Host Family, uma espécie de família emprestada. Fiz minha mala poucas horas antes de partir, e no Domingo (25 de Outubro) pela manhã minha Host Family veio me buscar.
     Eu estava bastante receioso sobre quem seriam meus Host Parents. Mas, não tenho outra palavra para descrevê-los ao não ser MARAVILHOSOS! Durante a semana em que estive com Doug e Cheryle Watson eu comi maravilhosamente bem, assitir vários filmes, dei muita risada, brinquei muito com Kimo (uma cadela enorme, e besta tão quanto), aprendi sobre o canadá, futebol americano, improved my english, e outras muitas outras coisas mais! Além de mim, Doug and Cheryle receberam Mattia (Itália), Felix (Austria), Allan (Canada), Connor (Canada), Spencer (Canada) e Basil (Palestina). Basil chegou somente na quarta, no mesmo dia em que os outros cinco sairam, porque foram para seus projetos (alguns projetos incluem dormir em floresta ou acampamentos). Eles são ótimas pessoas! No sabádo a filha deles, que já deve ter uns quarenta anos, chegou de viajem. Ela fala um pouco português! Mas nem tive muito tempo para falar com ela, já que estava cansada da viajem e eu voltei para o colégio no dia seguinte.
     Durante essa semana eu fiz minha revolução tecnológica! Aproveitei o tempo que tinha livre e comprei, enfim, meu lap top (que aqui é incrivelmente ‘barato’, quando comparado com o preço no Brasil) e minha camera digital. Agora estou hábil para resgistrar não somente em texto, mas também em Imagem! Sem contar que a ‘Pearson Life’ exige um lap top.
     Além disso, durante essa semana vivi dois momentos ‘históricos’ num mesmo dia, 31 de Outubro. O primeiro trata-se de passagem da tocha olímpica pela comunidade de Metchosian, onde mora minha Host Family. As olimíadas de Inverno serão em Fevereiro do próximo ano, em Vancouver, cidade próxima daqui. O clima foi bem legal e eu até tirei foto segurando a tocha (sem duplo sentido ou piadas relacionadas, por favor). No mesmo dia, durante a noite, eu tive meu primeiro Haloween. Nossa! Aqui as pessoas realmente se importam com essa data. Todos se mobilizam para a ‘festa’, e eu não fiquei de fora. Meu Haloween foi no corpo de bombeiros, bem excêntrico, entregando cachorro-quente. Pode não parecer muito excitante, mas foi. Foi tipo um ‘Haloween comunitário’ e muita da comunidade foi. Alguns estudantes do Pearson estava ajudando no evento, e eu fui ‘escalado’. Até fogos (tal como ano novo) nós tivemos! Além de uma fogureira enorme, o que chega a ser ironico, já que as pessoas foram ao corpo de bombeiros para ver fogo. Alguns alunos fizeram uma Casa dos Horrores, muito boa por sinal, e eu dei banstante risada (apesar do intuito ser assustar).
     Mas, com certeza, a melhor experiência que tive durante essa semana foi sendo voluntário no ‘Our Place’, uma instituição para moradores de rua. As pessoas que trabalhavam na cozinha era fantasticas, algumas um pouco estranhas, mas todos muito legais. Sendo volutário lá eu me sentia realmente bem, mesmo cortanto cebolinha sem ninguem por perto. Quando iamos servir o almoço, era tão gratificante ouvir tantos ‘Thank you´ (e com certeza agora eu tenho um ‘You’re welcome’ perfeito, de tanto que ‘pratiquei’). Mesmo sabendo que essa não é a minha nação, eu me sentia bem. Aqui você aprende a amar e ter orgulho de seu país, talvez até mais do que tinha antes de vir. Mas você aprende também que o que realmente importa é o senso de humanidade. Estamos condicionados as mesmas necessidades. Mesmo com diferentes culturas, línguas, cores e tudo em ‘discomum’ que temos, somo um mundo só. E aqui você descobre que somos muitos mais parecidos do que pensávamos ao mesmo tempo em que somos totalmente diferentes. Acho que nem eu entendi o que acabei de escrever, mas não é mesmo para entender, é para sentir.
     Eu trabalhava das 10:30 as 13:20, e aproveitava a tarde para explorar Vitória. Fui a um museus, andei pelas principais avenidas da cidade, e fui até alvo de um desses vendedores de coisas extraordinárias por apenas cinco doláres, mas acabei iventando uma desculpa e fui embora. O frio está começando a chegar, e eu nem posso imaginar no inverno! Isso é tudo que minha memória me permite escrever. Caso eu lembre de algum caso em particular, contarei ao longo dos próximos posts. Enfim, vamos ao terceiro capítulo, que talvez eu só termine amanhã.

Capítulo III – Semna pós Project Week

     Disse que talvez só termine amanhã, mas entusiamo é um ‘problema’. Mesmo sabendo que são 22:25 e que eu realmente preciso dormir, já que noite passada fiquei conversando com meus roommates até quase duas horas da manhã. Mas aqui você descobre que dormir é tempo perdido, mas necessário somente biologicamente. Consequentemente, minhas horas de sono foram reduzidas pela metade! (até porque em casa eu adorava dormir!). Mas enfim, vamos ao último capítulo.
     Eu realmente estou ‘adaptado’ a ‘Pearson Life’. Embora o Inglês ainda seja um problema, ele já não é tão mais forte como era no início. Tenho que admitir que no começo realmente é muito difícil, e que em alguns momentos pensei em desistir. Mas esse momentos nunca passaram de relapsos que duram menos de um milésimo de segundo. Já posso dizer que tenhos grandes amigos aqui, mesmo sendo cedo, você sente. É claro que nem tudo é um mar de flores, e que eu não tenho mais nenhum problema, mas tudo está indo muito bem dentro do possível.
     Numa noite, não me lembro ao certo qual, Kelly (Peru) me acordou as 23:00 dizendo que não conseguia dormir. Eu poderia mandar ela tomar uma comprimido e me deixar em paz, mas essa não é minha natureza. Me levantei e fomos conversar no corredor, para não acordar Muhhamed. Definitavemente, foi a melhor coisa que eu fiz. Ela realmente precisava desabafar com alguém, e, parece que eu atraio ‘confissões’, e ela me contou sobre os problemas dela. Claro que não vou falar quais são os problemas, até porque é muito pessoal, mas o que realmente importa nessa situação é ver que existem pessoas aqui que confiam em mim. E isso é, no mínimo, gratificante.
     Anteontem tivemos a 'Hounted House - East House', em comemração ao Halloween, já que todos os estudantes estavm 'campus off' durante o Halloween. Foi uma espécie de Casa dos Horrores. AMAZING JOB! Muito bom mesmo! Alguns estudantes que moram na East House, uma das cinco residências de estudantes que temos aqui, se maquiaram de mortos, de fantasmas e todas essas coisas assustadoras. Decoram a casa a rigor e fizeram um ‘caminho do terror’. Muito bom mesmo! Me senti em Jogos Mortais e, em alguns momentos, realmente me arrepiava com os sustos e os gritos. Muito legal mesmo!
          Para relembrar os antigos posts engraçados, eu preciso contar essa história, que nem é tão engraçada, mas, com certeza, é supreendente. Estava eu no laborátorio de Física esperando a aula começar, quando de repende (você nunca sabe se lembra como tal assunto começou) o assunto em pauta era que um estudante estava querendo tomar banho ‘coletivo’ para economizar água. É claro que a maioria de nós achou essa atitude, no mínimo, estranha (estou sendo eufemista). Mas isso não é o mais supreendente. Uma menina, muito bonita por sinal, disse que economizava água tomando apenas um banho a cada três dias. TRÊS DIAS! O melhor foi o comentário de Mark, o professor: ‘E hoje é o dia um ou o dia três?’. Não sei porque ainda me surpreendo quando o assunto é banho!

Capítulo IV – Extras

     Não sei exatamente porque criei esse capítulo. Poderia escrever o que escrevo aqui no capítulo anterior, mas parece realmente algo ‘sério’ quando você escreve ‘Capítulo IV’.
     Essa semana comecei minhas aulas de Teoria do Conhecimento. Algo do tipo ‘Como você sabe o que sabe’, ‘O que realmente sabe’. Na maioria das vezes é bem interessante, mas não é algo pelo qual eu me interesso muito, mas tenho que demostrar banstante entusiamos, já que conta três pontos na minha nota final do IB.
     Queria postar aqui um poema que estudei na aula de Self-taught sobre viver em um ambiente onde você tem que falar uma língua estrangeira, mas não estou com meu caderno aqui e não estou com disposição suficiente para ir em casa buscar. No próximo post eu demosntro e faço alguns comentários.
     Bem, por hoje é ‘só’. E não levem em consideração algum erro de concordância, acentuação ou grafia, porque meu Microsoft Word só corrige em Inglês, e para ele quase tudo que escrevo está errado. Estou olhando para um mar de listrinhas vermelhas!
     Sinto muita falta de todos e espero que estam todos bem!
     Um grande abraço.

Capitulo V - Fotos
    

     Percebi que não tinha postado fotos, então aqui vão algumas: (Clique na foto para aumentar)


   


      
             




1.Allan, Felix, Conor  2. Spencer, Mattia, Eu   3. Host House   4. Mattia, Basil e Eu - Halloween   5. Halloween   6. Haloween   7. Fogos, Halloween   8-12 Haunted House - East House

3 comentários:

  1. Mano muito otimooo!!!
    Esqueceu de flr a nossa alegria aq em casa em te verr!! rsrs
    TE AMO saudadessssssssssssssssss DEMAIS

    ResponderExcluir
  2. Vicente,

    Quando viajamos no ano passado para SBPC Jovem/SP pude perceber o quanto é generoso e humano...
    Que Deus te ilumine sempre nessa grande viagem de conhecimento e aprendizagem.

    Beijos,
    Rosimere

    ResponderExcluir
  3. Tava vendo uma aula com Juracy..
    é japonês rapa|! ingles com espanhol e umas linguas muito estranhas - quase não consigo saber que aula é =O
    Abraços rapa te cuida!
    Ps.: mal por ter falado na aula de ToK...
    mas foi bom visualizar os caracteres de resposta ^^

    obs.: desabilita o som e deixa a camera nas aulas...curti assisti =D

    ResponderExcluir