domingo, 3 de outubro de 2010

Why Not?

     Lembro da eleição de 2002 quando eu fui todo de vermelho votar com meus pais no Luis Viana e pensei "quando eu tiver 17 votarei". Pois o dito dia veio e, ironicamente, eu não pude votar. Mas isso não me impediu de "participar" das eleições. Adoro discutir política, e fiquei ligado o dia todo na Band acompanhando os resultados em todo o Brasil. Pensei que a Dilma levaria no 1 turno, mas a história não foi bem essa. E não acredito que isso seja uma vitória do Serra, muito pelo contrário. Ele só teve o "terço" que sempre lhe foi dado. Nada mais do que isso (thanks God!). O que me surpreendeu foi o desempenho de Marina, que teria meu voto se eu pudesse votar. Ainda acredito que ela será nossa "presidenta" e espero que Serra leve o que Maria ganhou no beco.
   
    Mas o que me fez voltar a escrever aqui não foi a "festa democrática" brasileira. Hoje eu decidi algo que surpreenderá a muitos: eu irei voltar para o Brasil (para fazer faculdade). Já imagino o que eu irei ouvir de "Você é louco!", "Por que está fazendo isso?", "Se eu fosse você, não voltava nunca". Mas venho pensando nisso a quatro dias e já fiz minha decisão e não irei voltar atrás. Admito que estava bastante deslumbrado com o "American Dream", mas acordei deste suposto "sonho". Durante o Summer Break, que foi Winter Break pra mim, eu hospedei a Carla Moreno, uma ex-estudante aqui do Pearson que mora em São Paulo. E em uma de nossas conversas ela me disse algo que realmente eu não tinha pensando. "Por que não voltar?". Mas eu não pensei sobre isso até alguns dias atrás.
    Cerca de duas semanas atrás, nós tivemos uma aprensentação da "Ivy League", uma organização que une as melhores universidades dos Estados Unidos. Admito que fiquei impressionado com o que vi, e estava decidido a aplicar para Universades na terra do Tio Sam. Minhas notas aqui são suficientimente boas para entrar numa universidade boa e com bolsa. Estava unido o útil ao agradável. Me inscrevi para o SAT (uma espécie de vestibular americano, mas que não é o único critério para entrar numa universidade) e já conversava com meus amigos sobre qual seria a melhor opção para aplicar, Havard, MIT ou Columbia. Mas não faz muito tempo que aquela conversa que tive com a Carla veio a mente. E eu pessei se era isso mesmo que eu queria. Como um bom nerd, eu fiz minha lista de "vantagens" e "desvantagens". Mas não serviu para nada, a dúvida ainda persitia. Foi quando eu comecei a lembrar de um antigo sonho que eu tinha quando era criança, estudar no ITA. Desisti do "sonho" quando eu descobri que minha base academica era fraca e que eu precisava ser fluente em Inglês para entrar no ITA. Mas nós últimos meses as coisas mudaram. Minha base acadêmica não poderia ser melhor e estou vivendo num "mundo" Inglês tem quase dois anos. As barreiras foram quebradas, e o "sonho" viurou "possibilidade". Descobri algumas outras universidades que também são muito boas, como o IME e a UFScar. Então pensei, "Why not?".
    Claro que se eu fosse para os Estados Unidos minha expêriencia acadêmica seria totalmente diferente, e meus planos económicos pro futuro seriam muito mais altos. Mas a vida não é só sobre dinheiro, e a cada dia que passa eu fico mais convencido disso. Além do mais, eu estarei trabalhando para o meu país. Não quero parecer xenófobo ou algo parecido, mas eu tenho certeza que o Brasil precisa muito mais de Engenheiros do que o Estados Unidos. Eu acredito no meu país, e (me desculpem a "deselegância")  eu realmente sinto vontade de mandar muita gente pra puta que pariu quando eu ouço coisas do tipo "Por que vai ficar aqui num país de terceiro mundo?" ou "Nosso país é uma merda, se eu tivesse essa oportunidade, não voltaria nunca". Besides, eu estarei perto de casa. E isso é algo a se considerar, e muito. E essa não é minha última oportunidade de ir para a terra do tio Sam. Posso muito bem fazer uma pós-graduação lá. Minha decisão já foi tomada. E tenho certeza que terei apoio daqueles que estão torcendo por mim.
     Vou voltar para a terra que tem Palmeiras onde canta o sabiá. E estou muito feliz com minha decisão. E não me entendam mal com esse tópico. Sei que não vai ser nada fácil entrar na universidades que eu quero. Vou ter que estudar bastante para isso.
    There is nothing like Home!

    E, só a título de curiosidade, agora eu sou um Queen Fan. Freddie Mercury é simplismente fantástico!
    Inté a próxima.

PS.: Vou ter que estudar Português bastante...

7 comentários:

  1. Aplausos de pé!
    totalmente de acordo vey.

    Isso só faz provar ainda mais o homem, o cidadão digno que você é.
    Continue assim e boa sorte!

    Mateus Duplat

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Vicente! Estou surpresa com a sua decisão. O nosso Brasil precisa de gente como você!
    Apesar de eu achar que o vestibular foi a pior ideia implantada no Sistema Educacional brasileiro, acho que pra entrar no ITA vale qualquer esforço! Não tem Harvard que seja melhor do que estudar at home, ou pelo menos, at motherland. Afinal, UWC é isso, vá, aprenda, conheça, viva, e VOLTE, como um ser humano melhor para o seu país. Why not?
    Sou do Paraná, vou fazer a seleção esse ano, estou super ansiosa e sonhando acordada. Acompanho o seu blog há muito tempo, e também o da Bethânia (Costa Rica), da Duda (Itália) e do Rainer (Índia, e EUA agora). UWC, pra mim, ainda parece um sonho.
    Espero que tudo dê certo pra você, seja aí no gelo ou aqui no sol de rachar mamona.
    E APAREÇA MENINO! NÃO ABANDONE O BLOG!!
    kkkkk
    Bj, até mais! ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Olha eu aqui de novo. Eu concordo plenamente com você. Eu vou fazer a seleção esse ano, e caso eu passe e tudo vá eu tenho consciência que também irei querer voltar para o Brasil para estudar. Você foi e vai voltar melhor do que nunca para ajudar o seu povo e fazer a diferença. Sei que para alguns deve ser ridículo considerar a ideia de voltar se você tem Ivy League entre suas opções. Ninguém disse que essa é a melhor opção para você, cada um tem seu caminho, você vai trilhar o seu da sua maneira.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. Aliáás, a mocinha que me mostrou o blog comentou bem aqui em cima e é um amor de menina, representará muito bem o Brasil num UWC, se Deus quiser!
    Beijo Kelly! Boa sorte a nós e ao Vicente na sua volta pra casa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vicente, por favor, vc pode me passar seu e-mail?
    É urgente! Sou aluno do cpm,Matheus filippo,preciso entra em contato com vc o mais depressa possível meu e-mail é mfbs007@homail.com

    ResponderExcluir
  6. Irmão, fico tÃO feliz em ler esse topico seu! Sempre tivemos a esperança de vc voltar para o BRASIL! Nossa terraa! Independente do lugar que vc esteja eu sei que vc tera muito êxito!!!
    Sempre irei te apoiarr em tduo!
    Amo vc.

    ResponderExcluir
  7. Português é comigo! BOa escolha. Não há nada melhor do que estar confortável consigo mesmo. Volte pro Brasil =P

    ResponderExcluir