domingo, 11 de outubro de 2009

~ ^ ´ ç é á ê ã !

     Axé!!

     Enfim, após um mês assassinando a ortografia, eu descobri os acentos no teclado! Vi Muhhamed escrevendo em Árabe e pensei 'Não é possçível que ele pode escrever em Árabe, com aqueles símbolos super estranhos, e eu não possa utilizar uns míseros acentos!'. Vasculhei a cinfiguração do teclado e descobrir o 'Portuguese ABNT 2'. Glórias!! Mas nem tudo é perfeito né? Ganhei os acentos, mas perdi a interrogação. Tenho que utilizar artificios de Crtl C Crtl Z para poder usá-la. Mas tudo bem, estou feliz pelos acentos. Não tem interrogação que tire minha alegria de poder escrever um poruguês ''bem escrivido''.

     Essa semana eu cheguei quase todos os dias atrasados nas primeiras classes. Não sei o que aconteceu com meu ritmo de acordar as 7:30. E nem posso dizer que o 'ônibus quebrou' pois moro do outro lado da sala de aula. Terminei de ler D. Casmurro e, sinceramente, eu esperava mais. Todos falam tão bem da narrativa de Machadinho, mas eu só acheia 'boa'. Nada de espetacular. E, agora digo com ebasamento, acho que Capitu não o traiu. Esperava mais 'ação' no livro, mas emfim, eu gostei bastante. Agora estou lendo 'O Cortiço'.
    Na quinta tive minha primeira sessão de 'Tutoria de Inglês'. Minha tutora é uma menina do Canadá, Emmy. Para vocês entederem, todos os alunos tem algum trabalho dentro do campus. O meu, acho que já disse, é 'assostente de laborátorio', que pode ser traduzido como lava-louças químicas. Alguns alunos, que tem o Inglês como primeira língua tem como trabalho 'English Tutor' e ajudam os alunos que ainda não são fluentes em Inglês. Eu acho essa ideia genial! Tenho 'sessões' uma vez por semana durante uma hora. Nesse tempo, ouvimos músicas em Ingles, lemos notícias na BBC e depois assistimos friends. O que eu não entendo, ela vai me explicando e fazendo um vocabulário que tenho que treinar para próxima semana. É super divertido, e eu aprendo bastante.
    Temos um feriadão nesse fim de semana (não existe só no Brasil) por causa do 'Thanksgiven', o que nós conhecemos com 'Dia de Ação de Graças' nos filmes de sessão da tarde. Resolvi então me dar um 'free day' ontem, um dia em que eu não me preocupasse com nada. Acordei as 10h, fui de pijama para a cafeteria, tomei meu café da manha e fiquei conversando com Heyle e Muhhamed por algumas horas. Pessoas vinham e iam, e nós continuamos na mesa até o horário do almoço. Almocei, ainda de pijama, e depois de estar quase 3h na cafeteria, fui para casa tomar banho. Tomei banho, fiquei um pouco no msn, depois fui para casa.
     Luis me chamou para caminhar com Rita. Foi muito bom! Me senti em casa. Falamos português o caminho todo (estava com saudade) e eu pude matar a saudade de todas as palavras que me fazem falta, inclusive do 'Puta que pariu' e do 'Porra'. Falamos do colégio, das pessoas, do Brasil, de Portugual... conversa vai conversa vem Luis nos leveu a um lugar lindo! O alto de uma montanha onde conseguiámos ver toda a Ilha de Vancuver! Ate dava para ver a gringolândia (USA), já que Victoria faz fronteira com Seattle. Comemos pão com queijo português e leite. Rita levou um 'choriço', uma especie de banha de porco, eu não comi, já que porco não faz bem, ainda bem que nenhuma puma sentiu o cheirinho da carne. Pelo menos ela teria uma segunda opção, se não gostasse da nossa carne (Deus é mais!).
     Quando voltei, jantei e fui na Marina tomar um sorvete com Michaela. A Marina é do lado do colégio, mas no mar. Se fossemos de barco, era uns cinco minutos. Mas tinhamos que ir andando, e para isso damos uma volta da porra floresta a dentro. Bem uns 20 minutos de caminhada. A ida foi tranquila, até encontramos umas dez garrafas de Vodka no caminho (pois é, tem gente aqui que enche a cara escondido). O problema foi na volta. Já tinha escurecido, e Michaela tinha levado uma lanterna. Pense na floresta de Harry Potter? Eu me senti na própria! Não via um palmo a minha frente, estava um frio insuportável, e eu só pensava nos ursos que poderiam me atacar. Eu pisquei até chegar no colégio! Qualquer barulhinho e eu pensava 'Fudeu! Virei comida de urso'. Parece que não tinha fim! Mas, por incrivel que pareça, foi bem legal! Depois demos risada da situação.
     Ontem a noite tambem teve uma peça de Salomé, do Equador. Todos os alunos que fazem Teatro tem que apresentar um projeto independente. Na sexta tivemos o de Muhhamed, do Yemen, e ontem o de Salomé. Nossa! Foi lindo demais. Ela fez uma peça sobres o tráfico de crianças no Equador, bem emocionante.
    
     Eu procuro sempre fazer posts alegres e divertidos, pois é isso que quero passar para todas as pessoas que estão torcendo por mim. Mas (principalmente aos que irão fazer o processo seletivo UWC esse ano) isso aqui não é nenhum conto de fadas. Deixar tudo que você construiu, sua família, seus amigos, todo o seu 'porto seguro' é muito mais difícil do que vocês podem imaginar. Portanto, nao criem muitas expectativas quanto ao 'sonho UWC'. Acho que o blog da Duda e da Beth falam basntante a respeito disso. Então, fica ai minha dica.

    A música de hoje é realmente de uma cantora Chilena, Violeta Parra, mas eu só conheço a versão na voz de Mercedes Sosa, a cantora Argentina do post passado. Essa música representa muito do que sinto hoje.

''Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me dio dos luceros que, cuando los abro,
perfecto distingo lo negro del blanco,
y en el alto cielo su fondo estrellado
y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado el oído que, en todo su ancho,
graba noche y día grillos y canarios;
martillos, turbinas, ladridos, chubascos,
y la voz tan tierna de mi bien amado.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado el sonido y el abecedario,
con él las palabras que pienso y declaro:
madre, amigo, hermano, y luz alumbrando
la ruta del alma del que estoy amando.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado la marcha de mis pies cansados;
con ellos anduve ciudades y charcos,
playas y desiertos, montañas y llanos,
y la casa tuya, tu calle y tu patio.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me dio el corazón que agita su marco
cuando miro el fruto del cerebro humano;
cuando miro el bueno tan lejos del malo,
cuando miro el fondo de tus ojos claros.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto.
Así yo distingo dicha de quebranto,
los dos materiales que forman mi canto,
y el canto de ustedes que es el mismo canto
y el canto de todos, que es mi propio canto.

Gracias a la vida que me ha dado tanto.''

obs.: desconsiderem 'el homebre que yo amo', já que a compositora era mulher, e eu sou homem. Levem em conta somente a idéia, o sentimento de gratidão da música.

Abraços! (agora com cedilha!)

2 comentários:

  1. Se perdendo na floresta, seii...
    Como diz uma amiga minha, 'a vida é feita de medos'.
    Adoorei a música e também o texto, como sempre, cê tá de parabéns =D
    Abraçããão ^^.

    ResponderExcluir
  2. Denfensores de Capitu [2]
    fiz uma defesa na sala de aula. Falei sobre ela por 10 minutos = resultado = nota maxima em português \o/
    Bom...antes da viajem conversavamos muito sobre o ''sonho UWC'' lembra?! Acho que acertei =D mas, vamos parar pra pensar:
    ''Se a vida fosse um mar de rosas, as floriculturas iam a falência.''
    Mais uma coisa...lendo Bernard e as Crônicas de Artur o que posso lhe dizer é:
    '' O destino é inexorável'' - Merlin de Avalon
    Abraços brow,
    Te amo!

    ResponderExcluir