segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Noche de Trova

Axé!

     Mas uma vez pesso desculpa pela demora de postar, mas realmente estou sem tempo. Parei na segunda da semana passada, nao? Vamos ver o que a memoria me permite lembrar.

     Minhas classes estao indo bem, eu consigo acomponhar razoavelmente o que se diz durante a aula. E, como verme e osadia todo mundo tem (no meu caso mais verme e mais osadia), mudei meu nivel de Fisica para Higher (mais elevado). Na verdade foi mais uma questao logica. Ano que vem eu sou obrigado a escolher tres das minhas materias para fazer em nivel Higher. Pensei bastante a respeito e planejei fazer English B Higher, History Higher e Math Higer, sendo Physics e Chemistry em Stander Level. Porem, entretando, todavia... com o andar da carruagem percebir que fazer History em Higher nao seria uma boa opcao. Alem de ser muito foda (umas das mais dificieis materias em Higher do IB, segundo meu roommate), nao e tao fundamental para o que eu pretendo fazer no Futuro, Engenharia. Eu queria fazer Physics em Higher desde o inicio, mas estava receoso sobre nao entender o Ingles. Ainda tenho esse receio, mas se lembram da osadia citada no incio? Pois e, ela mesma!
     Como havia citado no post anterior, meu roommate chegou. As vezes eu tenho minhas duvidas de onde ele veio. Ele e muito louco para ser Palestina (preconceitos a parte)! Aqui realmente voce `quebra` os paradgmas e descobre que padroes foram feitos para ser quebrados. Ele e gente boa, exceto pelo fato de nao ser muito chegado num banho. E nem venham colocar a culpa no frio. Eu estou na mesma temperatura e tomo pelo menos (PELO MENOS, o que significa que pode ser mais) um banho por dia. A agua e quente, voce nao congela. Pelo contrario, a agua e ate `aconchegante`. O problema maior nao e nem o fato de nao tomar banho (ja por si so ja e um grande problema), mas sim querer descontar no desedorante.Puta que pariu, meu quarto estava inrespiravel! Gloria a Deus ele tomou banho (depois de cinco dias) e nos fizemos uma rearrumacao dos moveis no nosso quarto, o que me deixou a uma distancia respiravel razoavel. Adorei a nova arrumacao do quarto! Se eu tivesse uma camera tirava uma foto e colocava aqui. Breve... por enquanto, como diria John Lennon, Imaginem!
     No sabado eu fiz meus homeworks atrasados (uma dia bem chatinho por sinal), porem pela noite eu fui a `Noche de Trova`, na casa de uma professor da Guatemala. A ideia era que dentro do local voce so podia falar Espanhol e voce tinha espaco para recitar poesias, cantar, dancar ou qualquer outra coisa relacionada a Arte. Para quem nao sabe (nao se sinta mal, eu tambem nao sabia ate a presente data), a `Trova` (nao, nao vem do Trovadorismo) foi um movimento que surgiu em Cuba e que espressava na arte a expressao politica de mudanca. Procurem no goole, eu nao sei muito a respeito. So sei que foi muito lindo! Me apaxonei pela musica de uma cantora Chilena (que morreu na data de ontem por sinal) e por musica de Trova. Alguns poemas me fizeram lembrar de casa, de brow, de mainha, de painho, de minha familia, meus amigos... Ai ja sabe, ne? A saudade bate, seus olhos enchem de lagrima e voce finge que caiu um sisco no seu olho para explicar o choro. Adorei a noite de sabado!
     No Domingo meu dia tambem foi bem entendiante (terminado os homeworks que comecei sabado), exceto pelo Jantar. No Domingo tive `room dinner`, um jantar com meus compaheiros de quarto num restaurante aqui proximo (entendam proximo como ir de taxi e levar uns dez minutos, ou mais). Muhamed se atrasou, esperamos 15 minutos, ate a paciencia do taxista se esgotar. Fomos sem ele. A noite foi bem legal. A comida estava deliciosamente deliciosa (perdoeem a redundancia) e gastei uns dollares. Depois tivemos uma house meeting e vim terminar o ultimo homework, de Ingles. Achei Emile online e conversei bastante com ela.
     Hoje acordei atrasado, as 8h. As aulas foram normais (ja sabem meu normal, ne?) e tive teste de mergulho (teste esccrito, nada de roupa, mar e diversao). Proxima segunda tenho aula pratica de mergulho na piscina. Estou aqui escrevendo e tenho que ir para nao perder o jantar.

Para variar um pouco, hoje vai uma musica da cantora Chilena que falei, Mercedes Sosa. Existe uma versao em portugues, acho que de Beth Carvalho.

''Solo le pido a Dios
que el dolor no me sea indiferente
que la reseca muerte no me encuentre
vaca y sola sin haber hecho lo suficiente.

Solo le pido a Dios
que lo injusto no me sea indiferente
que no me abofeteen la otra mejilla
despus que una garra me arae la suerte.

Solo le pido a Dios
que la guerra no me sea indiferente
es un monstruo grande y pisa fuerte
toda la pobre inocencia de la gente.

Solo le pido a Dios
que el engao no me sea indiferente
si un traidor puede ms que unos cuantos
que esos cuantos no lo olviden fcilmente.

Solo le pido a Dios
que el futuro no me sea indiferente
desgraciado es el que tiene que marchar
para vivir una cultura diferente

Solo le pido a Dios
que la guerra no me sea indiferente
es un monstruo grande y pisa fuerte
toda la pobre inocencia de la gente.''

Abracos!


Post Script (em 07 de Outubro): Minha tia me chamou atencao sobre a nacionalidade de Mercedes Sosa, que eu disse que era Chilena. Na verdade ela e (era) Argertina e a musica que ouvi era de outra cantora, Chilena, da qual Mercedes estava prestando uma homenagem. Brasileiro gostando de cantora argentina? Coisas do Pearson.

5 comentários:

  1. Leio suas palavras com toda saudade do mundo... e proucuro não chorar! Mas é dificil. EU TE AMO IRMÃO. SAUDADE, não sei se é mais a palavra certa!

    ResponderExcluir
  2. "como diria John Lennon, Imaginem!"
    \morri
    Continue se esforçando Vicente, Já já você vai poder vir ver sua mãe, seu pai, sua irmã...

    ResponderExcluir
  3. Vicente morro de saudades.
    Alias, a cantora se não me engano é argentina????

    ResponderExcluir
  4. Laura de novo.......7 de outubro de 2009 às 05:47

    Vi,
    Descobri que é dificil um brasileiro amar tanto um argentino!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que matamos a saudade (provisoriamente) com lembranças...

    ResponderExcluir