terça-feira, 22 de setembro de 2009

Maratona

     Axé! (Sim, o `Ola` foi substituido. A sugestao foi de minha tia Laura. E so esta acentuado porque o `ctrl C` e o `ctrl V` permititam).
   
    Fiquei um bom tempo sem postar, mas nao por falta de vontade, e sim por falta de tempo. A todo momento pensava `Tenho que postar isso`, mas nunca tinha tempo de digitar. Ainda continuo sem tempo, mas todo baiano e ousado, ne? Tenho que preparar uma apresentacao de Quimica Nuclear, fazer homewrk de Historia, de Ingles e dormir (por pura necessidade biologica). Ao longo do topico voces vao descobrir minha maratona, que da nome ao post de hoje.
     Antes de comecar, gostaria de parabenizar Mari pelo seu Birthday! Sabe que sempre te desejo tudo de bom, sendo seu aniversario ou nao. Mas hoje e uma data especial, e vale ficar registrada aqui. Amo voce!

     Apos as colocacoes iniciais, vamos a minha semana. Tive dois free blocks na sexta, o que me deixou muito feliz! Minha unicas aulas foram de Quimica e Self-taught. A aual de Quimica foi um show a parte. Lembram-se do experimento com agua e alcool? Na sexta usamos os mesmos equipamentos, aprendemos a manusea-los e fizemos um experimento sobre as cores que os elementos emitem quando queimam. Nem precisa dizer que foi legal ne? Alias, precisa. Foi muito legal! Pela tarde tive meu primeiro dia de Recycling. As pessoas daqui nao tem consciencia ambiental. E se tiverem, recilcar nao esta no topo da lista. Apenas tres alunos se inscreveram! Eu e mais dois meninos. Hoje recebi um e-mail dizendo que a atividade foi cancelada por falta de mebros. No lugar teremos uma atividade que eu nao sei ainda do que se trata, so descobrirei na sexta. Mas tem algo a ver com meio ambiente tambem (e desta vez nao tem so tres pessoas!). Tenho um serio problema de memoria. Nao me lembro ao certo o que fiz na noite de sexta. Por isso gosto de escrever diariamente, para lembrar do que eu fiz! A psicologia deve explicar, entao nao me perguntem como! Ah lembrei (eu ja estava no final do topico. Talvez meu problema de memoria nao seja tao serio assim). Assistir uma peca no Max Bell sobre uma menina que deixou os estudos e foi pra faixa de gaza, isso foi o que meu Ingles me permitiu concluir.
     Sabado acordei cedo com o intuito de ir a Victoria. O primeiro onibus saia do campus as 9:40. Acordei as 8:40, ja que so tem 10 vagas para estudantes do Pearson. Eu ja disse que odeio o sistema de transportes do Canada? Se nao disse, digo agora. Sim, ele e muito eficiente porque quase todos tem carro aqui. E em parte a culpa e da localizacao do colegio. Mas nao aceito o fato de nao podermos ir em pe no onibus! Maldito seja o `BC transports`. Nao precisa dizer o resultado ne? Todos pensaram a mesma coisa que eu. E mesmo chegando no ponto cedo, ele estava lotado. Nao queria pagar taxi de novo, tinha outros planos para os meus dolares. Decidi entao ir andando ate Metchosian (lembram do outro post?). Conseguir convencer Michaela e Hector a irem comigo. E la fomos floresta adrentro para Metchosian. Uma hora de caminhada. Chegamos por volta das 11h. Segundo o livro, o onibus passava la as 11:40. Tinhamos quarenta minutos para descobrir onde era o ponto (nao, nos nao sabiamos). Precisa dizer o resultado? Parece que eu tenho que me envolver em confusao para ter que contar aqui! Nos perdedamos na cidade, que nem cidade chega a ser. Esta mais para Vila. Estavamos desesperados, numa cidade deserta, e sem saber o que fazer. Ate que uma alma abencoada passou de bicicleta e, vendo nossas caras de imigrantes desesperados, perguntou se esravamos perdidos. Por coincidencia, o marido dela morou um tempo em Goias e eu entendia o Ingles dela! Ela nos orientou. Estavamos feliz no ponto, e nada de onibus. A mesma alma abencoada que nos ajudou encontrou uma amiga de carro mais a frente. Nem precisa dizer o resto, ne? Fomos de carona para Victoria! No carro estava somente um casal canadense de Quebec e de BC. Conversamos bastante, eles eram muitos simpaticos. Ignorei todas as vezes que minha mae me disse `nunca tome carona com estranhos!`. Mas afinal, todos aqui sao estranhos! E a situacao exigia. Eles ate nos indicaram bons lugares para comprar lap tops e como chegar na Downtown. Minhas aventuras em Victoria estao no proximo paragrafo.
     Quando chegamos estavamos perto de dois dos tres locais que o casal havia nos indicado. Fui entao fazer pesquisa de preco, como todo bom baiano que sabe o quanto custa o dinheiro que tem. Olhei uns precos aqui, fiz umas anotacoes acola. Material escolar aqui e um absurdo de caro. Mas lap tops sao muito baratos! Nossa... O mais caro que eu achei custava cerca de 1.200 dolares. Mas era algo de outro mundo. Como diz o ditado: `de ponta!`. Me interessei por um de 480 dolares canadenses (vale menos que o americano, entao nao multipliquem por dois). Era bala! 3GB de RAM, Tela Widscreen 17``, 250 GB de HD, Web cam, Wirless A/B/C/D (nao me perguntem que porra e essa, porque eu nao sei). Enfim, era otimo para minhas necessidades. Estava prestes a levar, ate que decidimos ir a Downtown (centro da cidade). Pensei que la encontraria mais lojas de eletronicos, e poderia encontrar um melhor ainda (nao, eu nao sou adpeto do `nao troque o certo pelo duvidoso`). Pegamos um onibus e fomos para o centro. Michaela disse que sabia o ponto do centro. Percebi que estava demorando demais e fui perguntar a motorista. O ponto do centro ja havia passado! Saltamos num lugar, pedimos informacao e fomos andando pro centro, que ficava a dois quarteiroes. O verbo `andar` vai ser, se ja nao o foi, conjugado de todas as maneiras nesse post. Meu sabado se reumi nesse verbo: andar! A ideia do post veio inclusive porque eu acho que andei bem os 42 km que uma Maratona permite! (com hiperboles, e claro).
     No centro encontramos mais estudantes do Pearson, pelo menos uns vinte, e andamos mais um pouco. Andamos ate a fome nao nos deixar mais andar. Resolvemos ir comer num baixo chines que tem em Victoria, uma especie de `Liberdade` em Sao Paulo, so que muito mais desenvolvida. Me senti em Hong Kong, mesmo sem conhecer tal cidade. As placas eram em Chines, as pessoas falavam Chines. Era muito legal. E para variar, comemos num restaurante chines. Foi ate baratinho. Peguei 7 dolares por um prato enorme de macarrao, verduras, carne e mais umas coisas chinesas. Eu nao sabia, mas essa seria minha unica refeicao em muitas horas. Ah! Antes de irmos comer encontramos Thao, Hui-en e Hai. Elas estavam com maquina, e tiramos essas duas fotos ai de cima. Eu as coloquei pequenas somento por efeito eestetico. Cliquem nelas que ficarao maiores.
    Apos comer, resolvemos voltar para o lugar onde eu havia encontrado um lap top, ja que nao tinha encontrado um lugar no centro para comprar. Um breve comentario: a cidade e muito linda! Mas nao `toda` linda. Algumas partes sao bem normais (entendam meu normal com carroes e casas do The Sims). Agradavel. Alias, me contaram que Victoria e muito procurada pelos Canadenses bem favorecidos financeiramente devido ao clima `ameno` que tem, um dos melhores do pais. Voltemos a minhas aventuras. Nao sabiamos onde pegar o onibus de volta, e fomos andando atras de um ponto. As vezes corriamos atras de um onibus, pensando que podiamos pega-lo. Resultado: apos uns 30 minutos andando (de novo, sim!) estavos de volta ao lugar onde cheganos incialmente. Haja havaiana! Fui comprar meu lap top, todo feliz. Troquei de modelo umas vinte vezes porque so tinha o modelo de amostra. Se eu quisesse na caixa, teria que ir a Matrix da loja, que fica no centro, e que por acaso eu nao encontrei. Achei um enfim. Iria pegar nesse sabado, ja que eu queria na caixa. De repente o vendendor me vem com um papo de Windows oriniginal (mais 100 dolares), garantia adicional (mais 100 dolares) e todos esses extras, que as vezes sao necessarios, mas na maioria das vezes, totalmente inuiteis. Preferi nao levar porra nenhuma. Seria melhor ir com Luis Felipe (meu second year) para nao `ser enganado`.
    Depois da tentativa frustada de ir comprar um lap top, resolvemos emfim ir a Langford (uma regiaoziha que tem varios shoppings centers entre Victoria e o colegio) para pegar o onibus que nos levaria a Victoria. No caminho encontramos Nadim (Suica) cheia de tralha na mao, perdida, e procurando uma loja onde iria concertar seu lap top. Nem precisa dizer o que eu fiz ne? Andei! Andamos mais meia hora procurando essa loja. Eu quase pensei que a numeracao das casas de Victoria nao tinham logica, mas depois de um certo tempo compreendi. Depois de encontramos a loja, enfim, estavamos indo para Langford. Chegamos no destino as 17h20, o onibus para o Pearson saia as 17:30. Nem precisa dizer que estava lotado ne? Sempre esta. O proximo (e ultimo) saia as 18:30. Por seguranca, resolvemos esperar no ponto (ja que eramos os primeiros). O ponto `lotou` de `pearsons`. Para nossa sorte, enviaram um onibus maior e todos conseguiram pega-lo. Descobri que havia perdido minha garrafia de agua (certamente quando dormir no onibus indo para L;angford) e dormir no Onibus indo pro Pearson. Estava com fome e bastante cansado. Mas o destino ainda iria me pregar uma peca. O onibus nao ia ate o colegio. Nos deixou no meio do caminho. E o que nos tinhamos que fazer? ANDAR! O sol ja estava se pondo (19h00) e frio estava comecando a tomar conta do ambiente. Andamos mais uns 40 minutos ate o colegio. Cheguei morto. So tive tempo de da um alo no skype para broe, painho e mainha. Fui dormir as 20:30.
    Acordei `cedo` no domingo, umas 8h. Meu domingo foi bem `boring`, exceto por dois fatos: conversar com todos que estavam reunidos na `ressaca de serrinha` na casa de minha tia e pelo pulo no mar no final da tarde. Dediquei-me a fazer meus varios homework (nao tem plural, e uma palavra `incontavel`. Coisas do Ingles) atrasados. Nao terminei todos. Mas o melhor do dia ainda estava por vir: o pulo no mar! (famoso let`s jump to the ocean!). Pulamos eu, Michaela e Enrique. Lorena, Kelly foram nos ver e tiramos algumas fotos. Estao espalhadas pelo blog, e vale a mesma dica que dei para as outras fotos. Mais informacoes, acessem meu perfil no orkut. Todas as fotos estao postadas la.
    Ontem pela manha tive um teste de English que pensei que seria amanha. Resultado: mifu. Mas nao deixei que isso estragasse meu dia. Conheci o mais novo latino do Pearson: Adrian, da Bolivia. A aula de Physics foi um show a parte. Ja disse que as calculadoras daqui parecem computadores? Pois e. Na aula de Fisica eu tive certeza de que eram computadores, e nao calculadoras! O professor conectou um dector de movimento no calculadora, e ela dectava o nosso movimento e o representava num grafico!! O professor colocava um grafico no quadro, e tinhamos que fazer o movimento corretamente, que seria representado na `calculadora`. Muito show. Pela tarde eu comecei minha maratona de homework e estudos para o teste de Math que fiz hoje. Fui interrompido por um fato curioso.
    Estavamos eu e Kelly (Peru) estudando no Math Romm. Uma das paredes da sala e toda de vidro, o que nos permite ver alguma parte do campus. Faltando poucos minutos para o Jantar (17h30) olhamos para fora da sala. Todas estavam correndo num desespero, e nos mandando sair do predio. Eu primeirmante perguntei o porque, mas depois fui logo. Quando sair do predio, havia um cheiro fortissimo de gas. O alarme de incendio foi disparado. Todos estavam correndo. Os alunos `firefighters e que fazem First Aid tomaram suas posicoes. Por um minuto pensei que era uma simulacao, mas o cheiro forte me fez conluir que era verdade. Como o colegio fica distante do corpo de bombeiros, os alunos que quiserem tomam um curso aqui mesmo e agem nos minutos antes dos bombeiros chegarem, o mesmo explica os alunos que tomam curso de primeiro socorros. Foi tudo muito louco. Ficamos mais ou menos uma hora e meia sem poder entrar nos predios e nas casas do colegio. Tinhamos que ficar do lado de fora aguardando instrucoes. Eu estava sem casaco, e fazia um frio da porra! Para minha sorte um menino estava com uma especie de `lencol` e peguei emprestado. Os bombeiros `de verdade` chegaram, analisaram o campus. Depois que eles foram embora, nada havia pegado fogo e todos estavam famintos. Deram um sinal de `ok` com um toque de sirene. Parecia um tiro de corrida. Todos correram para a cafeteria parecendo que nao comiam a seculos! Eu, que nao sou besta, tirei minhas havaianas e ultrapassei quem pude para poder comer logo, mas por diversao do que por fome. Nem comi `muito` nesse dia, eu comi o meu `normal`, que considerado com o `normal` normal (perdooem a redundancia, mas entenderam?) ja e muito. Voltei a estudar depois. La pelas 22h fomos no quarto de um palestino para ele nos explicar uma questao que nao entendemos. Ele e muito gente boa. Me disse que o meu roommate da Palestina chega na Segunda. Espero que ele seja tao legal quanto seu second year. Depois fizemos um `break`. Precisavamos comer, mas nao achavamos comida. Eu estava com sono, e precisava despertar. Kelly sugeriu cafe, mas eu nao gosto. Adrian, o boliviano, me deu um cha. Nao sei ao certo, mas parecia ser cha de Coca (nao cocaina, cha de coca. Eu nao estou me drogando). Kelly disse que era, mas eu nunca vi cha de Coca que vem numa caixinha daqueles `cha mate`. Depois do cha tomei um achocolatado e fui estudar mais. Terminei as 2h, e fui dormir com a itencao de acordar as 6h para terminar o homework de historia.
    Acordei as 6:50, e desisti de terminar o homework. Enrolaria na sala. Voltei a dormir. As 7:30 Eric me acordou me lembrando do meu fado. Essa semana estou encarregado do `compost` da casa (lixo organico), e tenho que levantar mais cedo para checar se ha lixo e, se houver, leva-lo para o devido lugar. Tive aula de Sel-taught, depois free block, que aproveitei para terminar o honmework de Historia. A aula de Historia foi normal. Eu nao termienei o homework, mas eu acho que o professor passa tantos que ate ele esquece o que nos mandou fazer ao certo. Tive o Lunch e depois o Math Test. Eu sabia responder todas as questoes, mas o tempo era muito curto! Nossa. Acho que tirei uns 75%. Tenho que ser mais rapido. Depois fui tirar uma soneca da tarde (que aqui eles chamam de `nap`). Meus roommates tbem estavam fazendo o mesmo. Acabou que ninguem dormiu. Comemos uns biscoitos e chocolates e conversarmos um pouco. Pela tarde fiz mais homework (sim, a vida qui e dura) e nao terminei todos ate agora. Estou ousado escrevendo aqui. Sao 21:15. Estou a quase duas horas escrevendo aqui. Preciso terminar o homework de English e fazer a apresentacao de Quimica Nuclear.

     Ufa, escrevi bastante hoje, hein? Para conpensar a semana `na seca`. A musica de hoje e `Ideologia`, de Cazuza e Frejat. Nada de especial. Apenas estou ovindo ela agora.

`Meu partido / É um coração partido
E as ilusões / Estão todas perdidas
Os meus sonhos / Foram todos vendidos
Tão barato / Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto / Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo / Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis / Morreram de overdose
Meus inimigos / Estão no poder
Ideologia! / Eu quero uma prá viver
Ideologia! / Eu quero uma prá viver...

O meu prazer / Agora é risco de vida
Meu sex and drugs / Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar / A conta do analista
Pra nunca mais / Ter que saber
Quem eu sou / Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto / Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo / Agora assiste a tudo
Em cima do muro / Em cima do muro...`

Ate a proxima!

7 comentários:

  1. É tanto homework que estou pensando em mandar os meus pra você fazer também, Haha'
    fica com Deus ;)
    Abraçããão

    ResponderExcluir
  2. Mano como diria mainha, coisas INEDITAS acontecem com vccc! kkkkkkkkkkkkkk... TE AMO

    ResponderExcluir
  3. Vicente, dou muita risada com seu blog, cada dia melhor, se superando, vc é otimo escrevendo, paraece que estou aí, leva muitas horas lendo, pois tenho que para para rir. te amo.

    ResponderExcluir
  4. veii tem q ter um sangue quente pra viver ai né??
    sao tantos homework(and all in english!!!)
    suas aventuras sao demais, legal !:P
    continue postando ta!! axé!!

    ResponderExcluir
  5. Vicente,

    Estamos curtindo suas aventuras!!
    Estamos muito felizes por vc!!!
    Esta experiência é um marco muito importante de sua vida, viva com intensidade!!!
    Que Deus te abençoe,
    Liane e Gil

    ResponderExcluir
  6. Bimbo,

    Acabei demorando para vir aqui ler... Não porque esqueci, mas foi o tempo.
    Enfim, lendo essas coisas aqui me bateu uma saudade de você! Da sua alegria, do seu jeito etc.

    Queria comentar algumas coisas sobre o seu "post" mas é tanta coisa que chega na metade esqueço o que queria comentar do inicio! :P
    Me entende né? (risos!)
    Adorei as suas inéditas e variadas aventuras!!!

    Fica com Deus!
    Te adoro
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Meu Rei:

    Eh um prazer ler o seu blog! Te desejo sorte nessas primeiras semanas. Se voce quisar, marcamos um dia para conversar por telefone ou por skype.

    A huge hug,
    Oto

    ResponderExcluir