quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Start of Classes!

     Ola!
     Gostaria de comecar pedindo desculpas pelos erros gramaticais, de concordancia e outros mais nas postagens anteriores (nao, eu nao esqueci a gramatica portugusa!). Tenho que escrever rapido, pois o tempo e curto. E as vezes atropelo a gramatica, entao desculpem os erros.
     Anteontem, apos postar no blog, Rita e Luis (Portugual e Brasil) vieram me chamar para uma festa. O recado era simples: esteja no quarto de Tom (Canada) depois do jantar e leve o pandeiro(acho que esqueci de contar que Rita me deu um pandeiro, `panderito` como gosta de chamar, de presente). Terminei de falar com Brow e Mainha e fui jantar. A comida por sinal e muito boa. Nada a reclamar! Se bem que com comida eu nunca tive muitos problemas. Mas, falando serio, a comida e muito boa. Entao, encontrei com Rita, Luis e Salome no final do jantar. Peguei meu pandeiro e ficamos conversando. La vamos nos ao quarto de Tom. Eles pediram para eu tocar o pandeiro, mas eu so sabia uma nota. Foi muito engracado! A musica era `Garota de Ipanema`, versao brasileira, Rita cantava, Luis e Salome dancavam, Tom no Violao aprendendo os acordes e eu de figurinista. Depois de um tempinho fomos ao Commom Room, e ele estava cheio. Nao estava entendendo nada. Foi enchendo cada vez mais, e ja estava apertado. De repente, descobri que era uma especie de Festival de Talentos. Algumas pessoas cantaram, tocaram violao, piano, encenaram... Estava tudo bem ate chamarem meu nome. Eu pensei que tinha ovido errado. Continuei sentado. La foram Luis, Salome, Rita e Tom para a frente. Chamaram meu nome de novo. E Luis disse `Vamos Vicente`. Como assim vamos? Iriamos apresentar para aquele monte gente? Nossa! Tomei coragem e fui. Peguei o pandeiro com Allistar (Canada) e sentei num banquinho. Todos esperando agente comecar. Pensei `O que vou fazer?`. Comecei a balancar o pandeiro, e a sonoridade ate ficou boa! Incrivel! Tom aprendeu a tocar a musica uns minutos atras, eu nao sabia tocar pandeiro, e Rita ainda lia a letra da musica. Mas foi lindo! Todos aplaudiram. Fiquei feliz pelo `good job`. A `festinha` acabou por cerca de dez horas. Fui domir. No outro dia seria meu primeiro dia de aula.
     Acordei as 7:20, a aula comecava as 8h. Relativamente cedo quando voce mora no colegio. Tomei banho, me arrumei, escovei os dentes e fui para a cafeteria. Eram 7:50! Tinha dez minutos para engolir o leite e tomar o pao! O contrario gastaria mais tempo. Antes de contar como foram meus dois primeiros dias letivos, vou contar como funciona o `esquema` aqui. Eu tenho 6 grupos de materia. o primeiro grupo refere-se a minha lingua materna, Portugues. Como nao tenho professor, tenho aula de Self-Taugh, uma especie de aprendizado sozinho. Mais abaixo conto minha experiencia hoje na aula de Self-Taught. O segundo grupo refere-se a outra lingua que voce deseja fazer. As opcoes sao: Ingles A1 (para quem realmente domina o Ingles), Ingles A2 (Para quem sabe bem Ingles), Ingles B (para quem nao sabe Ingles muito bem), Espanhol em A2, French e Espanhol em AB Initio (para quem nunca estudou essas linguas, mas tem interesse). Adivinha qual eu escolhi? Com meu Ingles modesto (sou otimista com esse `modesto`), estou fazendo English B. No grupo tres temos as materias humanas. As opcoes sao Historia, Antropologia Social e Cultural, Filosofia e Economia. Tenho que escolher uma dentre essas tres, e estou fazendo Historia. No grupo quatro temos as ciencias: Quimica, Fisica, Biologia e Ciencias Marinhas. Escolhi Quimica em Stander Level (voce pode fazer as materias em Stander, nivel medio, ou Higher, avancado). O quinto grupo e o de Matematica (sim, so matematica). Voce so escolhe o nivel, e eu estou fazendo Higher, o mais elevado. O sexto grupo e de Artes, e as opcoes sao Teatro, Potografia, Danca e algumas outras que nao sei mais. Voce pode nao fazer Artes e trocar por uma outra materia dos outros grupos. Troquei por Fisica em Satander Level. As aulas sao de 70 min, sendo 55 de aula e 15 de `esclarecimentos e duvidas`. Tenho quatro aulas por dia. Uma aula, depois o Morning break. Duas seguidas, depois o Lunch break (almoco), e volto para ultima aula do dia. Afora as aulas, ainda tenho o CAS (Criative, Action and Service), mas isso explico depois.
     Entao, minhas primeira aula foi de Historia. Bem legal, apesar de tem compreendido pouca coisa que o prof. falou. A segunda aula, de Math Higher foi bem legal tambem. Fizemos uma especie de `domino matematico` depois uma especie de Teste, que nao valia nota, em trio (eu fiz em dupla pois sou o ultimo da lista, e nao temos uma classe com alunos divisiveis por tres). Fiz com um menino de Gana. Nao terminamos em classe, entao levamos para casa e terminanos no final da tarde em meu quarto. Depois de Math tive English B e levei homewok para casa, o qual eu ainda nao terminei. Quando sair daqui termino. Almocei e tive a ultima aula do dia, Fisica. Nao entendi nada que o prof. falava! Nossa. Vou superar isso. Afora as dificuldades linguisticas, as aulas nao podiam ser melhores. As turmas sao minusculas (para ter uma ideia, na minha classe de fisica tem CINCO pessoas), as salas muito bem equipadas, o laboratorio de fisica e enorme! A calculadora de Math parece um computador (tem ate grafico!). Incrivel. Apos as aulas, fomos ao Max Bell (o teatro, lembram?) para maiores esclarecimentos sobre o CAS.
     O CAS (Creative, Action and Service) e uma especie de complemento da parte Academica. Tenho que fazer uma atividade criativa, uma de esporte (action) e um servico social. Conheci varias atividades e talvez eu faca Scubba Divving (mergulho) as quintas e sextas e Frist Aid (primeiros socorros)as tercas. O professor de mergulho e brasileiro (Erik, lembram-se?). Ah! Antes de ir ao Maxx Bell foi a Nurse (enfermeira) para ver minha boca. Estava muito mal! Nao consiguia sorrir, comer e nem falar direito. Ela me deu um creme para eu por no local e disse que era por causa da mudanca do clima. Que eu devia passar ate ficar bom e voltar la hoje. Ja esta tudo bem, estou bem melhor. Pensei que tinha sido uma comida apimentada que comi certo dia, sem saber que era apimentada. Nossa! Ardeu demais. Jantar Regional da Costa Rica.
     Voltei do Max Bell, fiz a atividade de Math (acho que ja falei isso) e fui lavar minhas roupas. Consigui me dar bem com a maquina de lavar e a de secar. E facil de mecher. E bem eficiente! Adriana e Enrique foram me convidar para ver uma `pelicula` (filme, em espanhol). Mas era sobre Kayaking, e convenci os tres a nao ir. Comcei a fazer a minha atividade de English B com Enrique e Adriana, ela sabe Ingles muito bem. Ele, tao `modesto` ou menos do que eu. Me divirto muito com ele. Nossas experiencias linguisticas, quando nao sao deprimentes, sao muito engracadas. Estou ensinando portugues a ele e ele me corrige em espanhol. Adriana nos corige em Ingles. E quando nao tem jeito, recorremos a mimica! Nao terminei a atividade porque tive que passar minhas roupas (nao, nenhuma maquina faz isso sozinha). Depois fui ler um pouco o livro que Comecei a dois dias. Li uns dois capitulos e fui dormir.
     Hoje o dia amenheceu frio. Saia aquela `fumacinha` quando falavamos! Tao legal... Eu parecia uma bestalhado falando so para ver a fumacinha. Minha primeira aula era de Quimica. Foi muito legal! Entendi mais do que Fisica, e no final a professora fez uma experiencia muito legal com Isopor e um liquido la. Ela joagva uma especie de isopor dentro de uma vasilha com esse liquido, e, PUM! O isopor sumia! Serio... Muito legal! O laboratorio, assim como todos aqui, sao muito bem equipados, e as turmas, pequenas. Na minha classe tem 10 pessoas. Apos a aula de Quimica, tive Self-Taught. Nao foi uma boa experiencia. Tenho que ler 11 livros ate Maio! 6 em Ingles e 5 em Portugues. Fazer ensaios, comparar os livros e mais umonte de coisa que nao entendi. Depois vou perguntar a Luis Felipe exatamente o que fazer, so sei que nao e la muito facil. Depois tivemos o Mornig Break (na quartas os horarios sao diferentes. As aulas duram 55 min, e temos duas antes no MB e dua depois, ai temos o Lunch). Minha proxima aula seria Teoria do Conhecimento, mas as aulas de ToK so comecam em Novembro. Entao. FREE TIME! Vim para o Computer Lab para tentar ler, com ajuda do googletradutor, os textos que o prof. de Historia passou de homework. Dos cinco textos, li um. Fui para aula piscando. Foi um experiencia terrivel. Ele passou alguns topicos, e mandou agente comentar. Quando chegou minha vez, nao sabia o que falar. Nanin, acho que da Suica, me ajudou. Mas mesmo assim, me senti pessimo. Sai da classe com saudade de casa, e me sentindo mal. Mas encontrei com Nanin quando saimos. Ela mora na mesma casa que eu. Ela disse que amanha era pra eu ir no quarto dela para fazermos o homework de Historia. Ela fala Espanhol, e conversamos um pouco. Fui para o Lunch muito faz feliz! E toda aquela sensacao ruim desapareceu! Sei que vai ser muito dificil daqui para a frente, mas eu sempre soube que nao seria diferente. E tenho que enfrentar isso.
     Depois fomos ao Max Bell para uma apresentacao de uma PhD sobre Intenational Affairs. Nao entendi nada e quase dormir. Antes de irmos, Eu, Kelly (Peru), Enrique e Lorena (acho que Chile) fomos procurar o mais novo latino do Clegio, Oscar, da Colombia. Procuramos por todo o campus, mas nao encontramos. Chegamos atrasados no Max Bell, mas nossa procura foi bem divertida. Vou estudar Ingles mais tarde. Tenho muitas pessoas me apoiando no quesito linguistico e sei da torcida ai no Brasil que todos tem por mim. Vai dar tudo certo.
     Nossa! O post de hoje valeu por ontem e hoje! Gosto muito de escrever aqui, sinto como se tivesse conversando com cada um que ler este blog. Obrigado a atencao de voces. Ate a proxima oportunidade!
Hasta Luego! Ate mais! See you later!

9 comentários:

  1. Be strong Vicente ;)
    ADORO ler o blog e torço por você SEMPRE ^^.

    ResponderExcluir
  2. Otimo Blog Vey.
    parabens, continue assim.
    Estou muito feliz por você.
    *-*

    obs- eu riu muito lendo os posts.
    UAShAUshAUShAUShu

    ResponderExcluir
  3. cara, seus post estão extremamente bons!
    parabéns por ser capaz de levar toda baianidade,
    alegria e simpatia brasileira p/ as terras geladas do Canadá!

    Acompanhando suas aventuras daqui! = )

    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Velho, deve ser muito massa, a fumacinha saindo da boca,!! {ainda tenho esse sonho}
    Continue assim, e nunca desista, vc é capaz e esta aí por causa disso. O ingles é uma lingua sucinta, vc consegue...

    Ps.: ainda é um segredo saber como vc consegue assistir aulas de fisica em ingles. Congratulations


    Ahh pra não me esquecer , o nome moony é uma alusão a Remo Lupin(Hp), porque era assim que ele era chamado com Os Marotos, mas é andre q ta escrevendo aki, ( muito tosco né <<>>, mas vá lá "!!")

    ResponderExcluir
  5. Well done, my buddy! Very cool your adventures. I'm so glad for you, really. Talking about the difficulties, 'dont worry... cause every little thing, is gonna be alright!' - said Bob.

    When you feel sad, remember: every time, we're there with you, in heart and mind!
    Ok?

    My english is B too, so don't give importance to my mistakes. ;D

    a hug, big head!

    [p.s.: That blog will let me junkie!] =P

    ResponderExcluir
  6. Viiii...
    Não "me aguento" lendo seus posts, na moral! Dou muita risada...
    Parabéns pela garra e continue assim! Não vai ser uma dificuldadezinha no inglês que vai lhe abater! Tenha certeza que é mais fácil do que qq das fórmulas de física ou matemática que tanto gostamos!


    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  7. Acredita que eu nao sei mexer na calculadora ainda?! E um computador aquilo...
    Comida tipica da Costa Rica?? hunn... Gallo Pinto, no minimo...
    Ah, as vezes da uma sensacao horrivel de que a gente ta no lugar errado, mas logo passa. Acabamos de chegar, temos muita vida pra viver no UWC ainda...

    ResponderExcluir
  8. Que vc é capaz, não há duvidas.. Saudades de casa é normal Vi ... Eu também dou muita risada lendo seu blog , vc tecla como se estivesse falando.. ''Dá p/ ouvir sua voz'' =D

    ResponderExcluir
  9. haha'
    agora ta dificil de acompanhar seus posts mais eu to aqui...bom brow...não lembro se você levou os livros do colégio...eu ia te dar um ''big'' de fisica mas como sua mala teve de ser reduzida eu não te dei ''/
    espero que organizze melhor suas idéias =D brincadeira...esqueça a parte explicativa que voce ganha tempo...
    se lembra da história dos pilares ''estudo, vida social, sono''...abdique ao sono meu garoto!
    Bons estudos!

    ResponderExcluir